26/3/17
 
 
Running. Devagar com o andor

Running. Devagar com o andor

Jorge Garcia 21/08/2015 21:30

Carlos Lopes conquistou o ouro olímpico há 31 anos, em Los Angeles. Não deve ter lido nada para se preparar, mas a verdade é que os tempos são outros.

Nascidos para Correr
Christopher McDougall

A Lua de Papel 2010
preço 16,60 euros

O mais famoso livro de corrida nasceu com uma dor no pé. Christopher McDougall, que nem com os ténis mais confortáveis do mundo conseguia correr durante muito tempo, vivia obcecado com este problema. As respostas chegaram quando se encontrou com os Tarahumara, uma tribo índia conhecida por correr centenas de quilómetros sem parar, apenas com sandálias. Em “Nascidos para Correr”, McDougall descobre o maior crime cometido contra os pés do homem: os ténis de corrida, que servem apenas para disfarçar o facto de que não sabemos correr.

O Homem da Ultramaratona
Dean Karnazes

A Edel 2007  
preço 16,66 euros

A corrida mas também a aventura dentro dela. Dean Karnazes é um corredor fora de série, mas também um grande contador de histórias. Das suas, aquelas que nascem nos muitos quilómetros que percorre nas provas mais duras no mundo e que já deram origem a muitos livros. “O Homem da Ultramaratona” foi o seu primeiro título e é talvez o melhor, onde Karnazes conta como trocou o fato e a gravata pelas corridas a tempo inteiro, aquelas tão difíceis que tem de arranjar forma de superar obstáculos que ninguém imagina.

14 Minutes
Alberto Salazar

A Radale Books 2012
preço 14,5 euros

O sonho norte-americano de fazer história na maratona morreu com Alberto Salazar, um dos melhores atletas no mundo na distância no início dos anos 80, e que acabaria por se reformar, vencido pelas lesões. A sua maior desilusão foi o auge de outro país, Portugal, na maratona olímpica de Los Angeles, em 1984, onde Salazar foi 14.o e Carlos Lopes conquistou para Portugal o primeiro ouro. “14 minutes” conta a vida de um desportista de eleição que mais tarde se tornou o treinador de atletismo mais conceituado do mundo, de braço dado com a Nike.

Auto-Retrato do Escritor Enquanto Corredor de Fundo
Haruki Murakami

A Casa das Letras 2009
preço 8,01 euros

Um ensaio autobiográfico de um dos mais famosos escritores do mundo, que tem com a corrida um compromisso tão grande como com a escrita. Apaixonado por música, Haruki Murakami abandonou o café e bar de jazz que geria com a sua mulher, Yoko, para se dedicar à escrita. No mesmo ano começou a correr todos os dias, contando neste “Auto-Retrato do Escritor Enquanto Corredor de Fundo” a sua relação com a corrida, primeiro como passatempo e depois como molde do que o japonês é e como isso se reflecte na sua escrita. 

Operação Portuga
Sérgio Xavier Filho

A Arquipélago Editorial 2010
preço 10 euros

Uma história verídica escrita pelo brasileiro Sérgio Xavier Filho, sobre corredores de rua com um ou vários parafusos a menos que vão fazer tudo para se tornarem maratonistas amadores a sério, dos que percorrem os mais de 42 quilómetros em menos de três horas. Mais do que isso, o livro retrata a história de preparação e superação de Lelo, Guto e Tomás, que são desafiados a ultrapassar um tempo muito específico, conseguido pelo corredor amador Portuga, de 42 anos, na Maratona de Chicago. É a “Operação Portuga”.

Correr
Jean Echenoz

A Cavalo de Ferro 2011
preço 6,75 euros

Quando um conceituado escritor, vencedor de prémios como o Médicis e o Goncourt, resolve escrever um livro sobre a “Locomotiva Humana”, Emil Zátopek, todos os amantes das corridas deveriam treinar só para chegar mais depressa às livrarias. Escrito por Jean Echenoz e lançado em 2010, “Correr” conta a história do maior atleta da antiga Checoslováquia, Emil Zátopek, o único da história a vencer na mesma Olimpíada – Helsínquia, 1952 – as provas dos cinco mil, dez mil metros e ainda a maratona.

Once a Runner
John L. Parker Jr. 

A Scribner 2009 (reedição)
preço 15 euros

Ler um livro não deveria exigir esforço físico. A não ser que sejamos obrigados a acompanhar a realidade de um corredor obstinado, que nos faz suar com ele. O início de “Once a Runner” faz qualquer leitor perder-se. Dilemas, dúvidas, crises e ainda os treinos de Quenton Cassidy, um jovem atleta universitário que sonha correr uma milha em quatro minutos. O leitor é colocado numa situação desconfortável de intromissão no mundo das corridas. Uma realidade muito bem descrita por John L. Parker Jr., antigo corredor que criou uma personagem que se isola para cumprir o seu objectivo.

Correr ou Morrer
Kilian Jornet

A Lua de Papel2012
preço 14 euros

Para correr longas distâncias não basta ter físico, é preciso ser forte mentalmente. O espanhol Kílian Jornet é, aos 27 anos, uma lenda das corridas de montanha, uma especialidade em que é considerado o melhor do mundo, há muitos anos. Em “Correr ou Morrer”, Jornet conta as suas experiências, o que sente durante as corridas e como ultrapassa as dificuldades. Nada no livro resvala para a parte técnica. É apenas um testemunho em forma de diário de alguém que cresceu na montanha e que tem um grande desejo de ser o melhor.

Running
José Soares

A Porto Editora 2015
preço 14,40 euros

Correr está na moda, mas é difícil encontrar num só livro as respostas para todas as dúvidas. Foi com esse intuito que José Soares partiu para as quase 200 páginas de “Running: Muito Mais do Que Correr”, que engloba outras áreas e mostra que “a corrida é muito mais do que calçar uns ténis e andar de um lado para o outro”. Saúde, alimentação, prevenção de lesões ou até exercício na doença. “Exercício na doença, e não na prevenção. Há muitas doenças que não têm plano B, em que não se pode fazer nada a não ser exercício. É um coadjuvante terapêutico interessante.”

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×