Estes quatro restaurantes do Norte venceram o Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia

Estes quatro restaurantes do Norte venceram o Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia


Neste concurso foram ainda premiados mais 14 restaurantes, nove com a medalha de prata e cinco com a de bronze.


Quatro restaurantes da região Norte e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego são os vencedores do VIII Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia, que visa promover aquele vinho, em harmonização com a gastronomia.

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o concurso deste ano juntou " alguns dos mais prestigiados restaurantes e escolas de hotelaria de todo o país", realçou aquele organismo, em nota enviada à agência Lusa. 

Os estabelecimentos concorrentes criaram "um total de 81 menus, que competiram nas categorias Cozinha de Autor, Internacional e Tradicional, e ainda na categoria Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal", informou ainda a CVRVV. 

Os vencedores da edição deste ano são os restaurantes Aidé, de Paços de Ferreira, Brasão, de Felgueiras, Largo do Paço, de Amarante, e Ristorante e Pizzaria Ralenti, de Viana do Castelo, os quais foram distinguidos com medalhas de ouro num jantar efectuado esta quinta-feira, no Porto. 

Neste concurso foram ainda premiados mais 14 restaurantes, nove com a medalha de prata e cinco com a de bronze, de acordo com a CVRVV. 

As escolhas couberam a um júri composto por Agostinho Peixoto, presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal, Bruno Almeida, provador da CVRVV, Fernando Melo, crítico de vinhos e comida, José Silva, jornalista de vinhos e gastronomia, e Renato Cunha, chefe de cozinha do restaurante Ferrugem (Famalicão). 

O júri avaliou uma refeição completa – entrada, prato principal e sobremesa -, em harmonização com os vinhos verdes propostos pelos concorrentes. 

José Silva, jurado há vários anos deste concurso, disse à Lusa que, "em termos gerais, a qualidade média dos pratos concorrentes tem vindo a subir e há, na hotelaria, cada vez mais a noção de que a harmonização é muito importante ". Nesta edição, acrescentou, "as medalhas de ouro foram para coisas de topo" e não ofereceram dúvidas. 

Concorreram 28 restaurante de todo o país. Segundo frisou José Silva, "alguns concorrem todos os anos e já tiveram ouro, prata e bronze". 

A cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia assinala também o 107.º aniversário da região demarcada respectiva.

Lusa