29/5/17
 
 
Investigadora portuguesa cria bateria mais duradoura e segura

Investigadora portuguesa cria bateria mais duradoura e segura

Shutterstock Jornal i 11/05/2017 12:22

Bateria é mais segura e feita de materiais ecológicos

Uma investigadora portuguesa criou uma bateria que evita curto-circuitos e explosões, armazena mais energia e é menos poluente por ser feita com materiais ecológicos.

Esta nova bateria surgiu devido à “necessidade de se fazerem baterias seguras, sem eletrólito (substância que se dissolve para originar uma solução que conduz eletricidade) inflamável, que é, atualmente, utilizado nas baterias de ião lítio”, referiu Maria Helena Braga, a investigadora responsável pelo projeto do Departamento de Engenharia Física da FEUP, à Lusa.

Estas novas baterias, ao contrário das ‘tradicionais’, trabalham à temperatura ambiente e, como são feitas de lítio, têm mais capacidade de armazenar energia. Para além disso, a bateria funciona em temperaturas baixas, outra vantagem em relação às baterias atuais.

Maria Helena Braga foi convidada a ir desenvolver o seu projeto nos Estados Unidos da América, tendo aceite o convite para poder trabalhar com equipamento e tecnologia de ponta.

A investigação começou em 2013 e conta com a colaboração de dois investigadores, Joana Espain, do Departamento de Engenharia Física da FEUP e Jorge Ferreira, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, existindo fortes possibilidades de a bateria ser comercializada brevemente.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×