23/5/17
 
 
Cientistas produzem ovários artificiais férteis

Cientistas produzem ovários artificiais férteis

Shutterstock Jornal i 16/05/2017 17:28

Sucesso foi criado através de uma máquina 3D

Um grupo de cientistas, dos Estados Unidos, fez um sucesso ao criar ovários artificiais férteis, através de uma impressora 3D. Esta nova técnica, experimentada em ratos de laboratório, vai permitir que mulheres que sejam afetadas com cancro possam vir a ter filhos, noticia a TVI24.

Uma das investigadoras e co-autora do estudo, Monica Laronda, publicado na Nature Communications, explica que “o que acontece com algumas das nossas doentes de cancro é que os ovários não funcionam a um nível suficiente e precisam de terapias hormonais de substituição”.

O material utilizado para a criação destes ovários artificiais é um hidrogel biológico gelationoso, que vem do colagénio – proteína com muita importância na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, que está presente no tecido humano e que permite a interação de outros tecidos humanos.

O hidrogel é, na maior parte das vezes, fraco e “como é composto principalmente por água, muitas vezes colapsa”, explicou o professor de ciência dos materiais e engenharia, Ramille Shah, da Universidade do Noroeste, Illinois.

No entanto, Teresa Woodruff, diretora do Instituto de Investigação de Saúde Feminina de Feinberg, alegou que o uso de “bioengenharia, em vez de transplantes, para criar órgãos funcionais e devolver a saúde aos tecidos da pessoa”, é o principal objetivo da bioengenharia ao serviço da medicina regenerativa.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×