25/6/17
 
 
Sindicato lança abaixo assinado para proteger trabalhadores do Novo Banco

Sindicato lança abaixo assinado para proteger trabalhadores do Novo Banco

Sónia Peres Pinto 17/05/2017 20:40

A ideia é evitar que os trabalhadores do Novo Banco sejam alvo de ações judiciais por parte das associações de ‘lesados’ do BES. 

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) acaba de lançar uma petição nacional, que apela à intervenção do governo e do Banco de Portugal no sentido de evitar que os trabalhadores do Novo Banco sejam alvo de ações judiciais por parte das associações de ‘lesados’ do BES.

Para este sindicato, o acordo negociado entre o Governo, Banco de Portugal, CMVM e os "lesados" e "indignados" do Papel Comercial do GES não garante proteção jurídica aos trabalhadores, intervenientes na venda de produtos que possam ter levado a perdas financeiras dos membros daquelas associações.

“Os ‘lesados’, no acordo que fizeram com a CMVM, Banco de Portugal e Governo, abdicam de litigar contra estas entidades, seus representantes e contra o BES e o Novo Banco. É inaceitável que os trabalhadores fiquem de fora deste acordo”, afirma Paulo Marcos, presidente do SNQTB, acrescentando ainda que “se nada fizermos, muitos empregados bancários estarão em risco. Os produtos da dívida do GES foram comercializados em vários bancos, que não apenas no BES, mas em quase todos os que operam em Portugal”.

O objetivo do SNQTB é atingir um total de 10 mil assinaturas. Durante as próximas duas semanas, uma comitiva do sindicato visitará serviços centrais e balcões para recolher assinaturas.

Refira-se que o SNQTB interpelou, recentemente, o Fundo de Resolução, o Novo Banco e o Banco de Portugal, alertando para a diferença de tratamento a que estão sujeitos os trabalhadores do Novo Banco que se veem excluídos do elenco de entidades a favor das quais os lesados renunciam a quaisquer direitos, reclamações e processos judiciais.  

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×