23/5/17
 
 
Atividade económica volta a subir

Atividade económica volta a subir

Magalhães Afonso 18/05/2017 13:30

O indicador de atividade económica do Instituto Nacional de Estatística (INE) voltou a subir em março depois da interrupção de fevereiro. Também o indicador de clima económico está em alta. 

“O indicador de atividade económica recuperou em março, após ter interrompido no mês anterior o perfil positivo observado desde agosto”, revela o INE, acrescentando que o “indicador de clima económico aumentou entre janeiro e abril, após ter diminuído nos três meses anteriores”.

A síntese económica da conjuntura revela que em “termos homólogos, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP), disponível até março, aponta para uma aceleração, em termos nominais, da atividade económica na indústria e nos serviços” e também que, em “termos reais, o índice de produção da construção voltou a acelerar”.

O resultado do indicador de atividade económica, por comparação com 2016, reflete ainda algumas diferenças de calendário.  “Com efeito, o trimestre terminado em março apresentou mais dois dias úteis que o período homólogo enquanto em fevereiro se observou o mesmo número de dias uteis que o mesmo período do ano anterior. Adicionalmente, em 2016, a Páscoa foi celebrada em março enquanto em 2017 foi em abril”, revela o INE

Assim, e de acordo com a síntese económica da conjuntura, o indicador de atividade económica aumentou 2,4% em março depois de em fevereiro ter baixado de 2,4% para 2,3%. Este indicador produzido pelo INE fornece uma medida aproximada da tendência de evolução do Produto Interno Bruto (PIB).

No início da semana o instituto estatístico divulgou a estimativa rápida para o primeiro trimestre, apontando para um crescimento de 2,8% por comparação com os primeiros três meses de 2016.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×