23/5/17
 
 
Bruxelas. Preços das casas em Portugal estão no limite

Bruxelas. Preços das casas em Portugal estão no limite

Jornal i 18/05/2017 18:29

Os preços das casas em Portugal estão a atingir limites que começam a preocupar Bruxelas que considera que a valorização acentuada do imobiliário pode estar a causar desequilíbrios na economia.

A crescente preocupação tem vindo de braço dado com a crescente subida dos preços que, em 2016, chegou ao limite a partir do qual se considera que é preciso ficar atento a possíveis desequilíbrios.

De acordo com os dados da Comissão Europeia, o valor médio do imobiliário em Portugal aumentou 7,1% em 2016.

Portugal. Aumento do preço das casas é o mais elevado dos últimos anos

O aumento que se tem feito sentir nos preços das casas em Portugal é o mais elevado desde 2001.

De acordo com a Confidencial Imobiliário (Ci), o preço praticado no país cresceu 7,5% em setembro do ano passado em relação ao período homólogo.

Para encontrar uma valorização equivalente é preciso recuar cerca de 15 anos. Aliás, segundo a CI, este resultado vai de encontro ao que tinha sido avançado pelo Portuguese Housing Market Survey, onde o aumento acentuado dos preços ganhava destaque. Neste estudo, a subida média anual apontada para os próximos cinco anos era de 4%.

De acordo com Ricardo Guimarães, da CI, “a generalização da recuperação dos preços decorre da estabilização do sistema financeiro e do sucessivo incremento do crédito à habitação, mas também ao crescente desequilíbrio entre uma procura que continua a aumentar e a escassez de oferta adequada às famílias portuguesas, que estão hoje mais confiantes e descongelaram as suas decisões de compra”.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×